sábado, 27 de fevereiro de 2010

Boas vindas e apresentação do nosso objetivo

Olá pessoal.
É com muita satisfação que crio este blog, pois através dele abordarei, com a ajuda de todos vocês, aspectos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (inicialmente da Unipar, mas expandir é um objetivo louvável) voltados a programação.
No Campus de Cianorte (PR), estudamos incialmente a linguagem de programação Pascal (primeiro ano, na disciplina de Lógica de programação). Depois, no segundo ano, continuamos nos aprofundando na programação usando Object Pascal através da IDE Delphi (que apartir da versão 7, é chamada de Delphi Language), isso no âmbito de desenvolvimento Desktop (windows). Para web: PHP e muita criatividade (e haja JavaScript e CSS)! Em Banco de Dados, estudamos SQL padrão Ansi, PL/SQL (procedure, function, triggers, blocks). Agora, no terceiro - e último ano!, temos nosso projeto de conclusão de curso e muitas disciplinas interessante que compõe nossa grade curricular. Java por si mesma já inspira arrepios em alguns, mas o objetivo do seu uso é a aprendizagem em Frameworks e Padrões de Projeto em uma das linguagens mais ativas e respeitadas no Desenvolvimento de Software (leia-se também webApp, aplicações mobile, multi-plataforma). Em PHP, teremos a oportunidade de estruturar e desenvolver um web site completo este ano e, em tecnologias emergentes, abordaremos C# (Linguagem proprietária da Microsoft, podendo também ser utilizada na versão Community - Mono!!).
Então galera! Minha proposta é aprofundar nossos conhecimentos nestas linguagens de programação citadas e que tal conhecer novas (exemplo C e/ou C++), refazendo exemplos construídos em nossas aulas em outra linguagem... aposto que vamos surpreender nossos professores (e acredite: a nós mesmos!!).
Espero você nesta caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário